De fevereiro deste ano pra cá, a Loja Axé passa por diversas mudanças. E um pouco a respeito disso que trataremos a seguir. Mas, para isto, necessitaremos regressar até fevereiro de 2020.
Em fevereiro de 2020, passávamos por uma mudança. Neste caso, de endereço. Após integrar o Centro Cultural Butantã (confira no Facebook e Instagram ) – local que nos acolheu por pouco mais de um ano – nos mudávamos para o Ermaná (confira no Facebook e Instagram). Contudo, ao mesmo tempo, infelizmente, chegava também ao Brasil o vírus que causou a pandemia.
Mal tínhamos terminado a mudança de um espaço para o outro, quase vizinho, diga-se de passagem, e já era hora de se previnir e ficar em casa. Nem deu tempo de desempacotar caixa alguma. A prioridade foi, é, e sempre será, a saúde.
Meses se passaram, e assim como aconteceu para milhões de pessoas ao redor do globo, não era possível que trabalhássemos com fazámos anteriormente. Tadavia, como alternativa, reabrimos os Classificados da Loja Axé de forma ampliada, o que possibilitou que além de clientes e parcerias da Loja Axé pudessem ter mais um espaço para publicizar seus trabalhos, doadores (de alimentos, roupas, livros, força de trabalho, entre outros) puderam também publicizar seu excedente para que fossem encontradas por pessoas frontalmente impactadas pela pandemia. Da mesma forma, pessoas, associações, instituições entre outros que promoviam arrecadações, ou que estavam em busca de algo, poderiam também ser encontradas por lá.
Encaminhando-se para o final de 2020, quando as regras de isolamento afrouxaram-se um pouco, pudemos retornar ao trabalho gradativamente. Mas, ainda assim com extremo cuidado. Pois, o ambiente em que estávamos – o Ermaná – é também um espaço de práticas de saúde e bem-estar, por onde passam também profissionais de saúde. Por este motivo, nossos cuidados continuaram redobrados.
Já 2021 foi um ano de manutenções. Ainda sob os impactos da pandemia sobre os negócios, sobre a sociedade e sobre as questões individuais de cada pessoa, nos mantivemos. Algumas modificações, ou adaptações, foram necessárias e atravessamos o ano com certas dificuldades – como a maioria das pessoas – mas, ainda assim, diante de todo o cenário, resistimos.
Entretanto, diante de tantas instabilidades e transformações, após uma profunda autoanálise decidimos que era o momento e, sobretudo, oportunidade se se transformar! Chegamos à 2022 e, em fevereiro, encerramos nossas atividades no Ermaná, bem como nos outros pontos de vendas que carinhosamente chamamos de Quitandas.
Loja Axé tomando novos caminhos
Ao encerrarmos nossa, até então, principal divisão – a loja física colaborativa no Butantã – nos lançamos à uma nova proposta. Agora, nosso principal ambiente é o digital. E os produtos são os da nossa marca.
Para a realização desta transformação – que é constante -, tivemos que abrir mão de algumas outras operações que compõem a Loja Axé. Os planos e desejos são para que retornem, maiores e cada vez melhores. Falamos aqui de Vagas no Ilê, Axé do Dia, as próprias Quitandas, já mencionadas neste texto, além de eventos e da nossa área de cursos. Por outro lado, continuamos com nosso presença nas mídias sociais, crescendo inclusive, e playlists de músicas e podcasts.
Como resultante, durante este período de transformação, de fevereiro pra cá, construímos dois sites: o novo site da Loja Axé – otimizado, com uma nova cara e nossos produtos -; e encerramos os Classificados da Loja Axé para dar lugar ao Guia Loja Axé.
Evidente que é difícil retratar tudo que se passou durante praticamente dois anos em uma empresa, independentemente do seu porte. Porém, ao menos uma síntese que delimita uma mudança de fase é possível.
Nosso espírito e nossas lutas continuam da mesma forma.
Agradecemos àquelas diversas pessoas que nos acolheram, trabalharam conosco – Ermaná, CCB, Ocupação Cultural Jeholu, Instituto Pessoal do Faroeste entre tantas outras mais – as quais nutrimos extremo carinho, profundo respeito e admiração por seus trabalhos, suas histórias de vidas e pelas pessoas que são. Não se faz necessário nomeá-las, transcende a pessoalidade.
E paulatinamente temos feito crescer os dois novos ambientes, buscado novas parcerias, e se relançando pouco a pouco no mercado. Na verdade, esta publicação apenas marca que colocamos o segundo pézinho nesta nova caminhada. O primeiro já foi colocado há algum tempo atrás, de mansinho, cautelosamente.
Agora, é caminhar!