Ana Matos nos conta um pouco sobre seu trabalho com a EllaB Mídias, empresa que presta serviços para impulsionar o crescimento de negócios locais no ambiente digital. Isto sem perder de vista a diretriz de agir com diversidade e inclusão. E estas ações, ao impactar positivamente na vida das pessoas, se propagam além da geografia.
A empresária comenta também sua liderança no projeto RH Social. O projeto conta com profissionais da área de Recursos Humanos, Psicologia e pessoas que são donas de empresas, ou as representam, que se disponibilizam para prestar todo auxílio necessário para se conseguir recolocação no mercado de trabalho. Participa da conversa também Taciana Coutinho, sócia da EllaB Mídias.
Ana, embora você já seja uma parceira da Loja Axé e que tenha contribuído muito com o desenvolvimento deste trabalho, você poderia, por favor, contar ao público leitor um pouco a respeito de quem você é?
Oi! Sou a Ana Matos, idealizadora da EllaB Mídias. Sou apaixonada por idiomas, como grego e latim (os quais estudo atualmente). Meu forte é criar e desenvolver, materializar as ideias da mente.
Sou apaixonada pela natureza e tudo o que é minimalista. Acredito fielmente na máxima “menos é mais”.
E com relação à EllaB, qual a história dela? Qual o ramo de atuação da empresa? Onde seus principais clientes concentram-se?
A EllaB é uma empresa que nasceu do zero, ou menos. Isto é, não foi uma empresa planejada, não nasceu de lucros, investimentos, planejamentos e processos. A EllaB literalmente nasceu do negativo, em que eu busquei um freelance de mídias sociais no meu bairro e meu serviço atendeu à expectativa de mais de 10 comércios. Então, a organização, gestão de pessoas e clientes, processos e projeção de custos, até mesmo estrutura mental de líder vieram com o tempo.
Atuamos com Engajamento Digital, Inteligência Criativa. Nossos principais clientes estão alocados em Pirituba e Freguesia do Ó, Região Norte de São Paulo.
Hoje, a EllaB conta com mais uma sócia, Taciana Coutinho. Mulher de garra e nordestina, formada pela UFPE, atua com planejamento, organização, finanças, copyright e social media. Ela também pode dizer o que a EllaB representa para nós:
A Ellab representa inclusão e diversidade. Nossa empresa é focada em atender os empreendedores locais e alavancar o comércio das redondezas. Com preços acessíveis e sempre trabalhando perto do nosso cliente de forma a entender as suas “dores”, nós da Ellab buscamos atender com as melhores soluções e propostas para a divulgação dos produtos. Além disso, buscamos ajudar e dar capacitação a jovens aprendizes introduzindo os mesmos ao mercado de trabalho.
Taciana Coutinho
“Inclusão” e “diversidade”, em um negócio cuja atuação principal é local. Como você observa os impactos da inclusão e da diversidade promovidas pela EllaB Mídias, uma empresa comandada por duas mulheres – uma negra e uma nordestina -, na sua região de atuação?
Ainda nas palavras da Taciana:
Pensar em diversidade e inclusão em nossa região é cumprir um papel social importante, pois além de nossos clientes (e por consequência o público alvo deles) se sentirem representados, a aceitação da propaganda gerada é maior e melhora a troca de experiências e aprendizados entre o elo cliente – empresa.
Taciana Coutinho
Um dos valores que temos em comum, Ellab e Loja Axé, é uma visão que se estende para diversas esferas da vida das pessoas que formam nossos públicos que se relacionam com nossos trabalhos – seja cliente, parceria, fornecedor etc. Este ponto em comum, inclusive, já nos possibilitou trabalhar em conjunto. Naquela época, um dos nossos pontos de contato era em torno do encaminhamento de vagas de emprego. Hoje, você encabeça também o projeto RH Social. Você poderia, por gentileza, contar um pouco do que é o projeto RH Social?
O projeto RH Social existe muito antes da EllaB.
Eu percebia que muitas pessoas estavam desempregadas, e que não era apenas entregar um currículo. Muitas vezes, a pessoa não tinha a condução para ir até a entrevista, a pessoa não tinha uma roupa adequada. E essa ideia veio com o intuito de criar um grupo de apoio em que a gente pudesse carregar o bilhete único da pessoa; e que a pessoa se sentisse a vontade de se abrir, sem julgamentos, para dizer que precisa de uma roupa social; e até do currículo revisado. Por fim, também divulgamos vagas para todas as áreas.
Naquela época, este seu trabalho era chamado Conduzindo Vagas. E foi o principal colaborador do Vagas no Ilê, área na Loja Axé com propósitos semelhantes às do RH Social. E, futuramente com o retorno do Vagas no Ilê, não poderíamos deixar de mencionar estas ações. Como o projeto Conduzindo Vagas se transformou no projeto RH Social?
A parceria foi muito importante, porque quanto mais divulgação, mais pessoas recolocadas no mercado. O nome apenas mudou porque vi que o que fazíamos não era apenas divulgar vagas, e sim dar todo um respaldo para a recolocação da pessoa no mercado. Afinal, no grupo estão psicólogos, profissionais de RH, grandes empresários, como o dono da Disa Engenharia e o Gestor da TroubleShoot. Ou seja, a pessoa que está no grupo já entra com uma oportunidade de ter esse contato.
E como funciona para receber as vagas do projeto RH Social?
É só entrar no grupo do WhatsApp e pronto! Não tem segredo!
E quais são os canais de comunicação para entrar em contato com a Ellab?
Atualmente, via e-mail (anamatos@ellabmidias.com) ou direct no Instagram
Agradecemos à Ana Matos pela entrevista concedida e pela parceria de longa data. E também parabenizamos pelas iniciativas!